Somos especialistas em reabilitação oral com soluções à sua medida para criar novos sorrisos, trabalhando com uma equipa multidisciplinar para atender da melhor forma o paciente.
A cirurgia oral aborda as remoções de dentes cariados, fraturados e ou não erupcionados, como muitos sisos, que causam dores entre outros sérios problemas.
Ainda dentro da cirurgia oral, podemos realizar as apicectomias e remoções de quistos, tudo em ambiente ambulatorial ou em bloco cirúrgico, de acordo com as necessidades de cada um.
Remoção de uma lesão ou quisto e após se realiza a apicectomia, que nada mais é que cortar a ponta da raiz do dente selando ele por completo.
A Implantologia é uma área da Medicina Dentária que visa reabilitar a falta de um ou mais dentes através da colocação de Implantes Dentários.
Ao contrário das próteses removíveis, que têm de ser retiradas para higienização e que têm mobilidade, as próteses fixas sobre implantes são totalmente ajustadas à sua boca, de forma a criar uma harmonia com o resto do rosto trazendo um aspeto mais natural ao seu sorriso.
Implantes Tradicionais ou convencionais
A ausência total ou parcial de dentes tem um enorme impacto na nossa qualidade de vida, comprometendo a função e a estética, com consequências graves para a saúde física e mental, pois muitos paciente ficam abalados com a destruição de sua saúde oral. Este dente sendo visível ou não, deve ser substituído imediatamente por um implante dentário, evitando um efeito cascata, que levaria ao comprometimento de diversos outros ou até toda a boca.
Para a grande maioria das pessoas existe um residual ósseo para colocarmos os implantes e então reabilitarmos com próteses fixas, sendo coroas unitárias, múltiplas ou totais. Para as demais que devido às perdas precoces dos dentes ou traumas, podemos trabalhar com enxertos ósseos ou partir para a colocação de implantes zigomáticos.
Implantes tradicionais ou convencionais na arcada inferior reabilitando o 45 e 46 (2° pré-molar e 1° molar respectivamente) além da técnica all-on-4 na arcada superior reabilitando toda arcada de uma só vez.
Implantes Zigomáticos
Os implantes zigomáticos foram desenvolvidos para os pacientes que não querem ou não podem fazer enxertos ósseos pelas suas mais diversas razões. Estes implantes são um pouco maiores que os tradicionais e são ancorados/fixados no arco zigomático, por meio de várias técnicas cirúrgicas, podendo ser realizada em ambiente ambulatorial ou em bloco cirúrgico, de acordo com as necessidades e condições de saúde de cada paciente. Então se um dia te falarem que o sr./sra. não possui osso para a colocação de implantes, venha nos visitar e fazer uma consulta.
Quando o paciente optar podemos fazer o procedimento em bloco cirúrgico sob anestesia geral, porem nos casos mais simples optamos por fazer em ambulatório (gabinete com cadeira dentária).
Planeamento do procedimento de colocação de implantes zigomáticos com 1 implante tradicional.
Pós cirúrgico imediato.
Colocação da prótese fixa imediata após cirurgia, em média 1 hora após o procedimento cirurgico.
Simulação de posicionamento dos implantes zigomáticos e tracionais na técnica mista.
Técnica mista com radiográfica e prótese fixa imediata (por ela ser acrílica durante o período de cicatrização, não aparece na radiografia, mas se pode ver os pilares provisórios.
Muitas vezes por uma perda dentária precoce ou alguma infeção o paciente perde osso em uma região especifica e para reabilitar sem estragar ou desgastar outros dentes podemos optar por enxertos ósseos localizados, tanto em seio maxilar, como em alvéolos e/ou cristas ósseas, podendo assim fazer aumentos verticais e/ou horizontais com colocação de implantes imediatos ou não.
Dentro da cirurgia de enxertos ósseos podemos trabalhar com ossos artificias ou com autólogos, isto é, do próprio paciente, removendo de uma área doadora próxima a área que será enxertada. Em todos procedimentos de enxerto trabalhamos com fatores de crescimento que são removidos do próprio sangue do paciente antes da cirurgia, colocado em uma maquina especifica que separa os elementos e então recolocados no local do enxerto, melhorando assim a cicatrização e ajudando a proteger o local diminuindo assim o risco de infeções, esta técnica é chamada de PRF.
Enxerto ósseo no lado direito do paciente no 1° molar superior por expansão do seio maxilar perda precoce do dente, assim como fratura e lesão no 1° molar inferior do lado esquerdo que causou uma grande perda óssea sendo tratado com enxerto ósseo autólogo.
A Periodontologia ou periodontia é uma especialidade que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite, além de cuidar da estética periodontal, melhorando a estética nos sorrisos.
O QUE É A GENGIVITE?
Gengivite é o termo médico para a inflamação das gengivas. É uma forma intermédia de doença gengival e costuma provocar vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido das gengivas, especialmente quando escova os dentes ou usa o fio dentário, ou quando trinca algo duro como uma maçã.
A gengivite é tratável, portanto é importante consultar o seu médico dentista e entender os seus sintomas antes que se desenvolvam outros problemas.
A principal causa da gengivite é a acumulação de placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolve continuamente à volta dos dentes e entre eles, especialmente em zonas de difícil acesso. Estas bactérias irritam as gengivas e resultam na sua inflamação.
Além disso, pequenos espaços ou bolsas aparecem entre as gengivas e os dentes. Quando não tratadas, estas bolsas ficam mais profundas e podem levar a problemas mais graves como sensibilidade dentária ou periodontite.
As gengivas dos fumadores também são mais suscetíveis a infeção pois fumar reduz a circulação do sangue e dos nutrientes para os tecidos gengivais.
O QUE É A PERIODONTITE?
A periodontite (ou doença periodontal) é uma infeção bacteriana dos tecidos especializados, ligamentos e ossos que rodeiam e apoiam os seus dentes, conhecidos coletivamente como o periodonto.
É a segunda e mais grave fase da doença gengival. Uma vez que sofre de periodontite, é irreversível e poderá levar à perda permanente de dentes. A periodontite requer tratamento médico ou dentário.
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela placa bacteriana que se acumula acima e abaixo da linha da gengiva (a zona onde a gengiva se encontra com o dente) e pode levar a danos irreversíveis do osso e tecidos que suportam os seus dentes.
Estes danos nos tecidos podem resultar na separação das suas gengivas dos dentes, criando pequenos espaços ou bolsas onde mais placa bacteriana pode proliferar e criar infeções. À medida que a condição piora, o osso sofre erosão. Quando não tratada, pode eventualmente resultar em dentes soltos que depois caem ou são removidos pelo médico dentista.
* Embora estes problemas dentários sejam muito sérios, tem solução e quanto mais rápida for a uma consulta com o Periodontologista mais eficaz será.
Cirurgia estética gengival
Algumas pessoas possuem os chamados sorrisos gengivais, enquanto outros por problemas periodontais também necessitam fazer correções na gengiva/mucosa para ter um sorriso mais harmônico, e é aí que entra a cirurgia estética gengival, repondo tecido perdido com enxertos gengivais ou mesmo dando um novo contorno aos dentes, deixando uma melhor estética e um sorriso mais natural e mais verdadeiro.
A Prostodontia é área que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética através de próteses dentárias. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses dentárias fixas ou próteses dentárias removíveis sobre dentes ou sobre implantes. De uma forma geral, a prótese fixa é uma solução preferível à prótese parcial removível ou à prótese total removível, não só pela estética e função, mas também pelo conforto que oferece aos paciente, pois devolve qualidade de vida.
Recorrendo aos mais avançados meios tecnológicos e a materiais de excelência, trabalhamos em articulação com os técnicos dos laboratório de prótese dentária altamente especializado na produção de próteses fixas sobre implantes ou dentição natural com o intuito de restituir a função mastigatória e estética, devolvendo a saúde e a autoestima aos pacientes.
Dentro ainda da prostodontia trabalhamos ainda com as facetas, coroas dentárias e espigões, tudo isto sobre dentes naturais, preservando as estruturas dos dentes. Para o caso de grande parte das coroas dentárias e em todos os casos de espigões, os dentes necessitam ser desvitalizados. A desvitalização para além de eliminar a patologia da polpa, ela permite, em conjunto com a posterior reconstrução, restituir ao dente a função mastigatória. Existe também a possibilidade de se realizar uma nova desvitalização, que consiste num novo tratamento dos canais radiculares. Deverá ser sempre a primeira opção em dentes cuja desvitalização realizada anteriormente fracassou.
*Após uma cirurgia é sempre prescrita toda a medicação pelo médico, pois cuidamos dos nossos pacientes antes, durante e após todos os procedimentos.