O uso de próteses removíveis leva muitas vezes a queixas de desconforto e falta de confiança a nível social. Assim sendo, o uso dos implantes apresentam vantagens quer a nível funcional quer estético. Através da Implantologia é possível repor os dentes perdidos com a colocação de implantes, e a técnica tem evoluído bastante nos últimos anos.
Os implantes funcionam como raízes de dentes artificiais, feitas de titânio, que ao serem colocadas no osso, dão suporte à prótese unitária em coroas de cerâmica e a próteses múltiplas ou totais, tornando-se assim difícil de distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal.
Os procedimentos cirúrgicos na colocação de implantes são na maioria das vezes realizados sob anestesia local tal como a maioria dos outros tratamentos dentários, sendo que também pode ser realizado sob anestesia geral ou sedação consciente, para o caso de procedimentos mais complexos.
A reabilitação de um desdentado total com próteses fixas pode ser realizada de duas formas: a prótese dentária implanto-suportada unitária que permite um perfil e tamanho semelhante a um dente natural e a prótese total implanto-suportada dento-gengival (também chamada de prótese Protocolo) que restabelece proteticamente dentes e gengiva de suporte perdidos.
A maxila atrófica, ou seja, doente com pouco osso, representa um desafio devido à necessidade de volume de osso para permitir a colocação de um número suficiente de implantes para suportar as reabilitações protéticas. Vários procedimentos cirúrgicos têm sido desenvolvidos de forma a melhorar a qualidade e volume de osso.
O conceito do tratamento cirúrgico All-on-Four é uma excelente solução disponibilizada para reabilitações totais superiores e inferiores em doentes com dentição comprometida utilizando apenas quatro implantes: dois implantes anteriores retos e dois implantes inclinados/angulados a 45° na zona posterior. Os implantes tradicionais, muitas vezes, precisam de enxerto de osso, um processo que pode levar 6 meses ou mais para curar, e com esta técnica a maioria dos procedimentos traumáticos e demorados de enxerto ósseo são evitados utilizando o osso disponível ao inclinar os implantes.
Este procedimento possibilita ainda, na maioria das vezes, a colocação de dentes provisórios fixos no dia ou no máximo no dia seguinte da cirurgia, trazendo satisfação estética e funcional aos doentes.
O All-on-4 é uma técnica suportada e documentada cientificamente com excelentes resultados de mais de uma década onde se verifica uma taxa elevadíssima de sucesso dos implantes, sendo assim a técnica ideal para casos mais complexos, considerados impossíveis para alguns dentistas.
Por ser um procedimento simples, porém invasivo e seu público-alvo serem doentes com uma idade mais avançada e muitas vezes já possuírem problemas de saúde, o mais indicado é que este procedimento seja realizado por profissionais especialistas e altamente capacitados.





Radiografia final com barra de titânio para suporte da prótese metalo-acrílica fixa.